terça-feira, 22 de abril de 2014

Os primeiros passos para o sonho do tetra

Cruzeiro tetra campeão brasileiro, soa muito bem aos meus ouvidos, o caminho é longo e tortuoso, estamos apenas na primeira rodada mas é necessário especular, sonhar, almejar e acreditar que se está em um campeonato o intuito tem que ser de vencer, afinal Cruzeiro é um dos times de maior potência do futebol nacional e mesmo com time de jogadores pouco utilizados como titulares a equipe sempre é forte.

A primeira rodada o atual campeão estreou fora, contra o campeão baiano e digamos o melhor time do nordeste. Por opção da comissão técnica foram utilizados jogadores que não entraram jogando nos principais jogos do ano. Não gosto de usar o termo time reserva ou time titular, tendo em vista que se eles entraram jogando essa rodada quer dizer que eles são os titulares do momento. 

Enfim, voltando pra primeira rodada, não foi nenhuma excelência de apresentação, mas acho que o time mostrou algumas qualidades, o time pode utilizar um time de jogadores pouco aproveitados e manter o ritmo vencedor da equipe.

Analisando setorialmente acredito que o meio de campo do time celeste é o que apresenta maior poder de possibilidades. Para este jogo jogaram Nilton e Souza de volantes. Nilton eleito melhor volante de 2013, começou o ano muito mal depois de recuperar de lesão, sem a força e vitalidade de antes, conseguiu fazer um gol em jogada manjada de escanteio e fez um pênalti muito infantil que quase deixou o time com um empate na tabela, diria que foi mediano mas mostrou evolução das partidas anteriores do ano. Já Souza, acho que jogou bem, mostrou a raça de sempre e alternou o que corriqueiramente acontece em seus jogos acerta passes longos e erra os passes curtos, porém nesta partida achei com um percentual de acerto melhor até nos curtos, e ainda bateu uma falta quase perfeita. Ainda no meio podemos ver o experiente camisa 7, Tinga, que fez uma partida muito bem movimentada e com a peculiar dedicação de sempre. 

Aberto pelas pontas neste jogo tivemos o garoto Marlone e William, ambos são jogadores de muito potencial, porém o mais badalado, William fez duas partidas abaixo da média, o jogo que substituiu o Dagoberto na Libertadores nas oitavas também produziu pouco como este contra o Bahia. Já Marlone está louco pra mostrar serviço, correu barbaridade e tentou de tudo, boa partida do garoto com duas assistências em dois escanteios.

Ainda podemos ver Borges de volta ao seu lugar natural, como poste titular e o máximo que fez na partida foi isso, ficou como um poste la na frente, está muito sem ritmo ainda, participando pouco do jogo e se movimentando mal, infelizmente. No final fomos salvos pelo boliviano mais querido das Gerais, Moreno deu a cabeçada mais fácil da sua carreira, sozinho na área em pleno escanteio, agradecemos a fraquíssima zaga baiana. 

Agora é tirar a semana de folga e aguardar a próxima partida do brasileirão, que será na nossa casa, onde mandamos. Tem tudo pra ser uma partida duríssima contra o trio que encantou a primeira rodada, Pato, Ganso e Luis Fabuloso, que jogam num time que na história recente é nosso carrasco no brasileiro, mas como sempre confio nesse grupo do Cruzeiro.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Os dois jogos importantes onde os laterais foram fundamentais

O Cruzeiro para classificar precisava vencer a Lau fora de casa e o fraco time peruano em casa. O primeiro jogo seria o mais duro, enfrentar um time que brigou até o fim pra se classificar, em pleno solo chileno e depois erá só vencer em casa o algoz da primeira rodada, que não conseguiu vencer mais ninguém na competição. Na primeira partida Samudio veio do banco e se destacou e no segundo jogo Mayke saiu do banco e se destacou na direita.

Neste momento de necessidade apareceu o jogador com a cara da Libertadores, o lateral esquerdo Samudio, estreou na competição pelo time contra a Lau e mostrou toda sua experiencia em Libertadores, foi figura singular na partida, substituindo o questionável Egídio que foi eleito em 2013 o Segundo melhor lateral esquerdo do campeonato brasileiro mas, não estava conseguindo render bem em 2014. Samudio entrou em seu lugar e mostrou tudo que precisávamos, muita raça, empenho, força física e no intervalo antes de voltar pro jogo a câmera da Fox filmou ele falando para o grupo da importância daquela partida, mostrando até um espirito de liderança que não conhecia dele, falou como se fosse um jogador já tarimbado na equipe. No final foi expulso de vacilo, mas fez um gol muito importante, óbvio que ele não tem a malemolência, agilidade e nem bate na bola com o estilo do Egídio, mas mostrou que é um jogador de muita qualidade e que pode ser muito útil nessa campanha.

No segundo jogo, devido a cansaço muscular de Ceará, tivemos o Mayke na direita. Mais uma vez ele mostrou que tem mais futebol que o veterano. Chegava na linha de fundo com muita facilidade e velocidade, estava ligado o tempo todo e até defensivamente foi melhor que o Ceará que toma muitas bolas nas costas, tá certo que o Real não pressionou muito o setor de Mayke, mas ele mostrou muita segurança durante toda a partida. Participou efetivamente no gol que abriu a porteira e acertou um cruzamento magnifico na cabeça de Ricardo Goulart.

Agora acho que já está mais do que na hora de Marcelo Oliveira testar com mais frequência estes dois laterais, mudar a cadência do time. Egídio e Ceará vocês foram importantes para o Tri-brasileiro mas Samudio e Mayke pedem passagem, chegou a hora de vocês ficarem como opções e diria que são sim e nada mais que isso, do que boas opções.

domingo, 6 de abril de 2014

É só mais uma decisão

É mais uma decisão.
É uma decisão como qualquer outra. 
É só mais uma que o Cruzeiro enfrenta... Ou não!

Puxe aí na memória: Quantos jogos decisivos tivemos nos últimos 6 meses?

Um jogo decisivo não precisa ser, necessariamente, fim de campeonato. Há 3 dias, por exemplo, o Cruzeiro enfrentou La U. E nem era final, mas era decisivo. 
Foi e será, na próxima quarta-feira, contra o Real Garcilaso.
Jogos de vida ou morte e, acredite ou não, é apenas a fase de grupos da LA... Imagina na final?

Opa, final! FINAL! Já ia me esquecendo! 
Hoje, a decisão é sim pela final. E é clássico. 
É pelo rural Campeonato Mineiro? Sim, mas e daí? É decisão. 
E é contra nosso maior rival em Minas (sim, é sim!). 
Tem toda aquela emoção de juntar os amigos, assistir com o(a) namorado(a) que torce pelo time rival (ou não!), zuar com a família ou, até mesmo sozinho. 
O que importa é que é Cruzeiro em campo!

E é o Cruzeiro em busca de mais um campeonato. 
Como boa cruzeirense, cá estou me preparando pra assistir ao jogo com a bandeira na mão e as cinco estrelas no peito!

E vocês, Nação? Com quem e como vão assistir ao jogo?

sábado, 5 de abril de 2014

Quem será que tem mais vantagem nesse primeiro jogo de final?

Em clássico não existe favorito, claro. Mas cada um tem seus pontos positivos e negativos, assim como Cruzeiro e Atlético-MG, que fará a primeira partida da final do campeonato estadual neste domingo, às 16:00 no estádio Independência.

Como as duas equipes estão disputando a Copa Libertadores este ano, ambos chegam desgastados de viagem para se enfrentar. Para o time celeste, isso chega a ser algo positivo, pois o time chega mais inteiro, sem preocupação com contusões ou qualquer desconforto físico. Já para o rival Atlético, é um problema e tanto. Eles chegaram com um desgaste maior, inclusive o Ronaldinho Gaúcho voltou com o pé enfaixado e Tardelli também é dúvida.

Ou seja, o Cruzeiro é mais favorecido a ganhar, pelos jogadores estarem em mais condições de jogar um clássico tão importante. Mas nada é profetizado, o Atlético estará jogando em sua casa, com 100% de sua torcida a favor, o que poderá dar alguma chance a vitória. 

Mas acreditamos que o time celeste irá com tudo, atropelando o  rival e mostrando quem é o maior de Minas!