quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A saga da lateral esquerda

O setor mais criticado pela torcida cruzeirense é a lateral esquerda, isso já vem de muito tempo. Mesmo o atual titular ser considerado um dos melhores do Brasil durante os dois anos que o time foi campeão, mesmo com o atual titular sendo destaque nacional pela roubada de bola durante dois anos, mesmo o atual titular sendo destaque em 2013 em assistência pra gol. Nada disso fez com que a torcida cruzeirense aceitasse o Egídio como titular incontestável, sempre que se especula reforços, alguém já grita "tem que trazer alguém pra lateral esquerda". Vamos tentar entender um pouco mais esse cenário.

Primeiro vamos olhar se a grama alheia está mais verde que a nossa. O que os outros time do Brasil apresentam de lateral esquerdo? Começando pelos primeiros colocados do brasileirão 2014, São Paulo, Internacional, Corinthians, Atlético MG, Fluminense.

São Paulo - O principal nome é Michel Bastos, mas que este não é lateral a anos, na Europa foi atacante muitas vezes até pela direita. Em 2014 alternou posicionamentos no meio de campo e mesmo assim não tem mais o futebol que o levou a ser titular na Copa do Mundo de 2010. Outro renomado jogador é Alvaro Pereira, estava por empréstimo no time paulista, jogador raçudo, guerreiro mas que excede um pouco a vontade e muitas e muitas vezes fica suspenso, tirando o fato que o deslocamento dele para o ataque é péssimo, tanto que na temporada 2014 ele teve 1 chute certo para o gol. Em compensação defendendo ele desarmou 66 vezes no ano, fez 2 pênaltis e é o campeão de amarelo do SP, recebendo o cartão por 12 vezes o que o fez o 4º com mais cartão no campeonato. Outro dado negativo deste jogador é o número de passes errados, 138 sendo o segundo do clube neste quesito. O outro lateral esquerdo do time é Reinaldo, que fez apenas 17 jogos no campeonato e pouco foi efetivo nestas partidas.

Internacional - No colorado o principal jogador da posição é Fabricio e este sim apresenta números estatísticos bem consideráveis na parte ofensiva. Fez 3 partidas apenas a mais que Egídio e conseguiu 2 gols a mais. No decorrer do ano ele apresenta maior número de passes certos, assistências pra gol e dribles certos do que o lateral cruzeirense. Nosso lateral esquerdo defensivamente foi melhor, tem mais roubada de bolas, tomou apenas 2 cartões amarelos enquanto o Fabricio, 9 e não foi expulso enquanto o lateral colorado perdeu a cabeça por 2 vezes recebendo o cartão vermelho. Por serem jogadores com a mesma idade e analisando tecnicamente, Fabricio seria o jogador mais comparável a Egídio, mas seu temperamento difícil é famoso e acredito que na estrutura deste cruzeiro precisamos de um jogador melhor na defesa e que tenha tranquilidade para manter o equilíbrio do time.

Corinthians -  O veterano Fabio Santos mais uma vez é o principal jogador do Corinthians para a posição, jogador também mais voltado para a parte ofensiva, tanto que com 4 partidas a mais que o Egídio fez 4 gols, mas vale levar em consideração que ele cobra pênalti no seu clube, o que facilita a ele elevar seus números. No comparativo com outros dados estatísticos o Egídio leva vantagem, como assistência para finalização, roubada de bola, cartões e cruzamentos. No Corinthians Fabio Santos é o jogador com mais passes tanto certos quanto errados e neste quesito ele também deixa o Egídio pra trás, o que mostra que ele é mais participativo do jogo mas não quer dizer que é realmente efetivo, já que o clube paulista não é um time muito ofensivo e sim que retém a bola e troca passes no setor defensivo com demasia, tanto que ele é o 6º jogador entre todos os times que mais errou passe no campeonato. Por falar em setor defensivo Fabio Santos é um caos, no Corinthians ele é apenas o quarto em desarmes certos, fez 2 pênaltis no campeonato dividindo com vários outros jogadores, incluindo Dedé como os jogadores que mais fizeram a penalidade no ano.

Atlético-MG - Este time utilizou 3 laterais durante o campeonato, sendo 2 destes nem vou comentar, nem comparar nada porque são fraquíssimos, Pedro Botelho e Emerson Conceição. Na verdade até o Douglas Santos comparar com o Egídio seria uma disparidade sem lógica. Na verdade os números do Douglas Santos não se destacam nem dentro do seu próprio time, resumindo é um jogador mediano que fez uma temporada mediana disputando posição com outros dois jogadores de nível baixíssimo.


Fluminense - O principal jogador pela lateral esquerda é o veterano Carlinhos, jogador que já foi eleito em outros anos o melhor da posição no país, porém seu nível de regularidade anda em baixa, tanto que esta temporada jogou apenas 26 jogos mas ainda mesmo sem todo vigor físico de tempos vindouros ainda é um jogador efetivo ofensivamente, tanto que mesmo fazendo poucas partidas finalizou mais que o nosso lateral. Defensivamente é difícil bater o Egídio, tanto que até o Carlinhos, mesmo jogando poucas partidas, tem mais amarelos que o Egídio. Dentro do Fluminense, mesmo fazendo poucos jogos Carlinhos é o 2º com maior número de passes errados e o 4º com maior número de cruzamentos errados. Na comparação com todos os jogadores do campeonato ele não se destaca em nenhum quesito.

Comparando nosso criticado lateral com os dos principais clubes do Brasil, Egídio apresenta uma ampla vantagem, principalmente na parte defensiva, taticamente ele é um refugo enorme para saída de bola do time azul, já que é um dos jogadores do campeonato que mais vezes chega na linha de fundo, o lado negativo disso que ele é o segundo em todo campeonato que mais errou cruzamentos, foram 127 bolas alçadas na área erroneamente, perdendo apenas para o Natanael do Atlético-PR que errou 130 cruzamentos . Se parar para pensar nos outros times brasileiros não temos nenhum jogador da posição que se destacou, a ponto de colocar a titularidade do Egídio a prova.

Em 2014 ele teve como sombra, Samudio que terminou o empréstimo com o Cruzeiro, mas que também não agradou tanto assim, mostrou raça e vontade, fez um gol importante na Libertadores, mas me pareceu muito fraco tecnicamente e sem o preparo físico desejável. Tivemos o retorno de Gilson que estava no América mineiro, não sabemos ainda se ele participará do elenco de 2015, apesar de ter feito uma boa Série B, não acho gabaritado para o Cruzeiro, tanto quanto a volta de Diego Renan, que quando jogou era mais criticado ainda que o Egídio.

Resumindo acho que o Egídio ainda é uma boa opção para a lateral, mas que deveríamos pensar numa sombra pra ele, que o faça treinar mais cruzamentos, e o force a ter mais garra. já que esses são seus pontos fracos. Quem seria essa sombra? ainda não faço ideia, espero me surpreender com alguém desconhecido, enquanto isso a torcida deveria respeitar o futebol do Egídio e deixar ele jogar mais já que por dois anos é considerado um dos melhores do país.