sexta-feira, 7 de março de 2014

Falso Nove

Todos que gostam de futebol, sabem que o Barcelona joga um futebol vistoso e taticamente diferente da grande maioria. Eles usam o que chamam de falso nove. Não existe um jogador de referência na área, nem muito menos um pivô fixo para escorar uma bola, ou um jogador com características únicas e exclusivas de ser "o goleador", Messi assumiu esse papel de artilheiro mas de uma forma diferente, não fica na área esperando o jogo, ou uma bola sobrar pra ele. No Barcelona eles jogam rodando a bola e variando as posições dos jogadores, as vezes o próprio Messi invade a área, as vezes Iniesta ou Fabregas ou jogadores que jogam aberto, fecham na corrida como Pedro, Neymar e Alexis Sanches.

São raros os times que jogam assim, mesmo a fórmula dando certo no Camp Nou, poucos técnicos tem a ousadia de entrar em campo com essa disposição tática.  A seleção espanhola jogou um tempo com essa formação, utilizando os mesmo jogadores  como "falsos nove", Fabregas e Iniesta, mas isso era devido a péssima fase do centro avante que eles tinham a disposição Fernando Torres. Hoje além de Torres Vicent del Bosque pode utilizar Llorente, Soldado, Negredo e Diego Costa, todos podem fazer essa função e no amistoso do último fim de semana já utilizaram um 9 de verdade, o que ao meu ver não deu tanto certo, o time ficou pragmático, ganhou de um magro 1 a 0 marcado por Pedro.

Se olharmos para os grandes times mundiais todos tem esse tipo de jogador (menos o Barça). Na Juventus Llorente, no Milan Balotelli, no Bayer Madzukic, no Borussia Levandowski, no Real Benzema, Man. United Van Persie, Man. City Negredo ou Dzeko, Chelsea Eto'o ou Torres, Arsenal Giroud, PSG Ibrahimovic e Monaco Falcão.

Até nos principais clubes brasileiros vemos esse jogador referência, São Paulo tem o Luis Fabiano, Corinthians o Guerrero, Atlético MG Jô, Grêmio Barcos e o Cruzeiro Borges....  é ai que queria chegar... Borges foi importante ano passado, mas seu histórico de lesões o precedem , até mesmo por isso a diretoria contratou Marcelo Moreno, Boliviano que tem identificação com o time, mas que está ainda ganhando ritmo e tentando voltar a boa fase depois de passagens por Grêmio e Flamengo que não foram grandes coisas.

No último jogo do campeonato Mineiro o time entrou com o esquema utilizando um falso nove, o quarteto ofensivo teve: Tinga, Marlone, Elber e William. Nenhum deles tem características de centro avante, se repararmos a movimentação do jogo, William flutuava na área, mas abria o jogo também, até mesmo Marlone e Tinga por vez faziam a função de homem de área, sem ficar amarrado lá dentro, tanto que o gol do Marlone, William apareceu como atacante perdeu o gol e o Marlone estava lá pra conferir, no gol do William ele também estava centrado na área e no primeiro gol, no cruzamento do Elber o Marlone estava lá dentro, prontinho pra guardar até que o jogador do Nacional fez as honras.

Acho que seria interessante Marcelo Oliveira testar o time principal com alguma formação neste sentido, quando o Moreno nem Borges estão jogando Ricardo Goulart tem ficado muito preso lá na frente como centro avante, na minha opinião, seria interessante deixar que ele continue flutuando como se ele não fosse o centro avante, e por vez Dagoberto invada a área ou William ou até mesmo o craque do brasileiro de 2013 Everton Ribeiro.


Gosto dessas alterações táticas e esse elenco maravilhoso que o Cruzeiro tem dá essa possibilidade de variações táticas, nada de ficar preso a jogadas nem de ficar preso a esquemas táticos, esse elenco é tão completo que são inúmeras as possibilidades de variações e até então os resultados tem sido bastante positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário