sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Por que sou Cruzeiro?

Discutir futebol, política e religião nunca dá certo. Mas, o engraçado é que são os assuntos mais discutidos apesar de todos saberem que não se deve discutir. 

Mas, por que não? Simples: time de futebol cada um tem o seu e isso não vai mudar. Política não compensa nem pensar porque é sujeirada pra todo lado, tudo que é partido e não vou adentrar esse assunto. Religião é a crença no invisível e não dá pra discutir o que não se pode provar cientificamente. Ponto!

Tudo bem. Vamos nos atentar ao futebol. Por que sou Cruzeiro? É uma pergunta que já pensei várias vezes e chego a duas principais conclusões. 
Primeiro, porque meu pai é cruzeirense e fui incentivado por ele: já nasci com sangue azul! 
Segundo porque sou mineiro e valorizo quem apoia time do estado em que nasceu. Olhando por este segundo ponto eu poderia torcer pra outro time mineiro. Mas qual? Eu vi o Cruzeiro ganhar Copas do Brasil e Libertadores e tudo isso quando criança. O que me levaria a torcer pra outro time em Minas? Nada! Porque nosso rival até 2012 não havia ganhado sequer uma Copa do Brasil, da qual temos quatro taças. 

O slogan publicitário mais sábio que já vi na TV é o do Premiere FC: “O melhor time é o seu!” E posso dizer qualquer coisa aqui que não vai mudar a opinião de torcedores de outros times em relação a eles. Mas, eu teria vergonha de torcer pra um time que só ganha no apito e que completou cem anos sem ganhar Libertadores. Nem preciso citar o nome dos times porque isso serve pra pelo menos dois aí - não a parte do apito, porque todos sabem quem só ganha com a ajuda da arbitragem. Mas a parte da Libertadores serve pra uns dois ou até mais... 
Eu também teria vergonha de torcer pra um time que subiu da série C direto pra série A, mas, esse time nem torcida tem direito. 

Ser cruzeirense é mais que paixão ou sentimento. Porque paixão é cega e incondicional. O time pode cair pra segundona que a torcida fracassada lota estádios pra ver o time subir. O cruzeirense é racional! Torce porque o time é bom e campeão. O time está bem? Estamos apoiando. O time está mal? Não abandonamos mas exigimos melhorias! 

O cruzeirense é exigente e mal acostumado. Exige que o time esteja sempre na ponta de cima da tabela. Somos também mal acostumados porque estamos habituados a ver títulos sendo conquistados e, por isso, queremos vencer e conquistar sempre. 

Tá certo que após o glorioso ano da Tríplice Coroa não conquistamos nada significativo, porém, a torcida exigiu e o clube renovou todo o time para o ano de 2013. Como já havia postado antes, os títulos voltarão a ser conquistados e creio que com essa nova cara do Cruzeiro, vamos poder nos acostumar novamente a levantar o caneco! E vamos que vamos rumo ao título Brasileirão 2013! “Vamos! Vamos! Cruzeirooooooo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário